Localização: Campinas
Ano: 2017
Implantada no parque do Taquaral na cidade de Campinas A Casa da Sustentabilidade é um espaço destinado a geração de abundância, manutenção da vida e da saúde humana. A casa dialoga com o parque a partir da criação de um edifício percurso instaurado na clareira resultante de um cinturão verde produtivo, em seu coração há uma grande praça, que funciona como um coração e alia a tecnologia à biodiversidade, criando um ecossistema que articula o funcionamento de três edifícios ao redor.
Uma dobra do percurso contem um volume de apoio aos ciclistas, adiante encontra-se com um bloco metálico modulado de estrutura leve que abriga as áreas administrativas do Comdema e um restaurante, mais a frente encravado no terreno chega-se a um volume tectônico construído em terra e estruturado em concreto para abrigar eventos.
Esses três volumes estão conectados por uma passarela de contemplação que hora cria um mirante hora cria uma marquise. Nesse edifício, não existe a concepção de lixo. Todo o sistema é desenhado de forma circular, no qual os resíduos de um processo são entendidos como alimentos. Em todos os edifícios a água e os nutrientes são parte de um ciclo fechado integrando a natureza ao entorno. A energia solar e o vento são utilizado em sua máxima potencialidade em todos os blocos, seja pela redução de consumo, de forma passiva, como através da ventilação cruzada, dutos de ventilação, e iluminação indireta, como através da produção energética com painéis fotovoltaicos e mini-turbinas eólicas. A produção de alimentos dispersada pela área de intervenção também é uma forma de produção de energia, além de, juntamente com o paisagismo ornamental, se torna capaz de dar suporte à uma vasta gama de espécies de todos os tipos.
A casa da sustentabilidade é uma resposta ao mundo que desrespeita a natureza, o projeto apresenta uma outra logica de viver na qual as pessoas se relacionam com a natureza pela integração, como no passado, onde havia interação e cooperação entre os seres.
Ficha técnica
Arquitetura: Marta Pinto Levy, Léa Gejer, Marília Rondinelli Anderson Boccia, Kátia Sartorelli Verissimo e Thiago Nanuk Reple
Colaboradores: André Gambini da Silva, Fernando Pinheiro Boccia, Felipe Pinheiro