Escola Umbuzeiro – Formação de juventude agroecológica: Permacultura voltada aos desafios do semiárido

Localização: Várzea da Roca – sertão da Bahia

Cliente: Instituto de Permacultura da Bahia – IPB

Ano: 2011

 

A convite do Instituto de Permacultura da Bahia – IPB, através do projeto Escola Umbuzeiro, os educadores Felipe Pinheiro, Juliana Faber e Terena Zamariolli elaboraram uma formação em Permacultura para os jovens educandos da Escola Umbuzeiro com foco na Permacultura aplicada ao Semiárido. Com a participação de 40 educandos, jovens moradores de diversos distritos rurais de alguns municípios da região, e com total de 70 horas de aulas, o programa abordou temas centrais da Permacultura, como ética, princípios e metodologia de design, além de reunir informações sobre o contexto do semiárido de forma participativa através de exercícios do teatro do oprimido. Também foi realizada uma série de atividades práticas na implantação de um sistema de irrigação de frutíferas com aguas cinzas e filtragem de agua de chuva com filtro lento de areia para sua potabilidade.

A escola Umbuzeiro nasce a partir do projeto de Policultura no Semiárido, vencedor do Prêmio Tecnologia Social 2007 da Fundação Banco do Brasil, com 10 anos de trabalho difundindo a Permacultura no interior baiano. A partir de toda a experiência dos técnicos formadores deste projeto, pudemos elaborar um programa que estivesse inteiramente voltado a atender outras demandas regionais além da produção de alimentos, em especial o manejo integrado das aguas na pequena propriedade rural ponderando e instrumentalizando os educandos para buscar o melhor aproveitamento de todos os nutrientes dos recursos disponíveis, com baixo investimento e baixa manutenção dos sistemas.

Educadores: Juliana Faber, Terena Zamariolli e Felipe Pinheiro Coordenação: Dirce Almeida e Alan Guedes

Tags:

Educação, Formação Comunitária, Juventude agroecológica, Manejo de água no semiárido, Permacultura, Teatro social, Tecnologias apropriadas, Vivências da Terra

Compartilhe