Yvy Akandire: Sala de aula – Universidade Tradicional Kaiowa Guarani 

Ano: 2015 

Localização: Aldeia Panambizinho, Dourados/MS 

Cliente: Aldeia Panambizinho e CIMI – Comissão Indigenista Missionária 

Área: 80m 2 

A convite do CIMI – Comissão Indigenista Missionaria, elaboramos um plano de trabalho para implantação de uma sala de aula junto aos Kaiowa Guarani no MS. Aldeia Panambizinho, em Dourados, destaca-se como uma aldeia modelo para o povo Kaiowa por ter conquistado seu território tradicional após anos de luta contra latifundiários grileiros das terras de seu povo. Em uma área especifica da aldeia conhecida tradicionalmente como Xiru Caraí, onde vem sendo implantada a Ivy Akandire’ – Universidade Tradicional Kaiowa Guarani, planejamos com a equipe local um plano que integrasse soluções para a melhoria habitacional da aldeia usando alternativas adequadas a cultura e as condições climáticas da região. 

O plano de trabalho planejado contemplou 2 etapas: a primeira contou com o diagnóstico e escuta da cosmovisão Kaiowa Guarani e das tradições construtivas e materiais locais e apresentação de algumas fotografias impressas com técnicas em bioconstrução apropriadas ao contexto local, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e avaliando com os indígenas a possibilidade de experimentar alguma tecnologia desconhecida, especialmente para aprimorar as soluções em alvenaria. 

No ano seguinte, retornamos para a fase 2, de implantação da sala de aula em formato de mutirão que contou com a participação de moradores locais e representantes de diversas aldeias Kaiowa Guarani da região, como estratégia de estender a experiencia a outras aldeias. Foi escolhido por eles experimentar a taipa ensacada (superadobe), a implantação seguiu ao desenho similar das casas de reza e a cobertura foi montada posteriormente, apenas por indígenas, utilizando a geometria tradicional das casas tradicionais. Também foi compartilhado os traços e técnicas de reboco natural durante esta fase.  

 

Ficha Técnica: 

Diagnostico participativo e Projeto: Felipe Pinheiro 

Oficinas de Bioconstrução para Execução: Felipe Pinheiro e Pedro Paes 

 

 

Tags:

Arquitetura Tradicional Kaiowa Guarani, Arquitetura Vernacular, Bambu, Construção com sacos de terra, Construcao com terra

Compartilhe