A Ecosapiens é um escritório colaborativo e multidisciplinar focado no desenvolvimento de soluções em sustentabilidade.

De forma sistêmica projetamos e executamos soluções através de técnicas construtivas ecológicas, design social e processos educativos.

Trazemos como premissa a integração de pessoas e natureza para criar projetos únicos, voltados à autonomia e a sustentabilidade ambiental, social e econômica de cada ambiente.

Atuamos desde a construção de residências a espaços públicos e comerciais. De dinâmicas comunitárias a projetos de urbanismo integrado, sempre com viés educativo, ecológico e regenerativo.

Crédito: Sebastian Marot

RAÍZES

A ECOSAPIENS foi criada há 17 anos com o sonho de resgatar conhecimentos ancestrais e unir tecnologias contemporâneas voltadas à sustentabilidade, atender às necessidades humanas com abundância e promover impactos positivos no ambiente gerando regeneração e saúde.

Nasceu dentro da Universidade de Mogi das Cruzes, em uma incubadora de tecnologias com o propósito de desenvolver soluções construtivas de baixo impacto ambiental em parceria com a FIESP, Universidade Brás Cubas e Prefeitura Municipal.

No início, a Ecosapiens esteve ligada a carreira profissional e pesquisas do engenheiro e permacultor Felipe Pinheiro, que fez da Ecosapiens seu próprio caminho de pesquisa e atuação, aliando projetos da empresa e viagens investigativas realizadas no Brasil e exterior. Ao passar dos anos a empresa foi se expandindo e incluindo diversos profissionais com expertises variadas, tornando

a Ecosapiens uma empresa multidisciplinar e voltada a busca de desenvolvimento de Soluções voltadas a Sustentabilidade.

A Ecosapiens atua de forma colaborativa e conta com inúmeros parceiros em diversas áreas, para atender os desafios específicos de cada projeto, sempre de forma técnica e rigorosa, pensando em seu legado as gerações futuras!

Nós

Para cada projeto, formamos uma equipe adequada com parceiros e consultores diversos, sempre com a orientação do núcleo formador:

Marta Pinto Levy

Arquiteta viajante que gosta de desafios. Desenha, projeta e cria!

Na ECOSAPIENS é responsável por projetos de Arquitetura, Paisagismo e Design Ecológico.

É uma Permacultora que sempre escolhe estar junto da natureza e acredita na construção de um mundo mais justo, harmônico e de equidade.

Cresceu em um sítio, cuidando de abelhas e plantando e até hoje segue entrelaçando o ambiente rural e o urbano trazendo a natureza para dentro dos projetos.

Se formou em arquitetura e urbanismo pela Escola da Cidade com o objetivo de proporcionar beleza, contemplação, saúde e melhora da qualidade de vida das pessoas!

Com o passar dos anos e das viagens da vida, acumulou experiências de trabalho e pesquisa em ambientes diversos: Brasil afora, Nepal, Bali, Sumatra, China, Portugal, Europa e América.

É sócia da ECOSAPIENS desde 2012.

Felipe Pinheiro

Visionário, criou a Ecosapiens no final de 2003, após graduar-se engenheiro, enquanto dedicava-se ao ativismo ambiental. Foi em 2003 que conheceu a Permacultura e logo iniciou sua jornada de aprendizagem ligada ao Design ecológico de comunidades, projeto de edificações e técnicas construtivas ecológicas baseadas nos conhecimentos ancestrais desenvolvidos pela humanidade.

Membro da rede de pesquisadores em construções com Terra Crua – Terra Brasil desde 2010, pesquisador independente em coberturas verdes desde 2003, contribuiu na elaboração de leis obre o tema e inúmeras pesquisas cientificas, e’ responsável por projetar e construir mais de 25 coberturas verdes plantadas, cerca de 5.000 m2 de áreas verdes sobre edificações, especialmente na cidade de São Paulo.

Educador em Permacultura e Design para Sustentabilidade, reúne dezenas de experiencias de ensino e aprendizagem e pedagógicas em comunidades tradicionais, isoladas, ilhéus e de agricultores, sempre fomentando o pensamento crítico e as estratégias de manejo e cultivo da terra que envolvam aspectos técnico, cultural

e tradicional para criar sistemas produtivos e comunidades empoderadas para criar suas próprias soluções.

Sempre que pode corre para um final de tarde na praia, surfar e aprender diretamente com os ritmos e a forca da natureza!

Felipe Acea (Giggio)

É dos que põem a mão na massa. Quando criança, desmontava

brinquedo pra ver dentro e montar de novo. Apaixonado por madeira, projeta e constrói seus próprios móveis.

Por mais de dez anos, trabalhou com comunicação no Brasil e Europa até decidir mudar tudo. Após transição de carreira, graduou-se em Permacultura e Design Social e vem aprofundando conhecimentos dentro da sustentabilidade, construção civil e área social.

Em 2016 participou da construção de um Museu no Ceará, trabalhando com educação em técnicas construtivas naturais, economia colaborativa e mobilização social. Foi responsável pela facilitação de grupo de moradores locais na criação de um projeto de Turismo de Base Comunitária, unindo resgate da cultura tradicional quilombola, preservação do território e geração de renda.

É sócio da ECOSAPIENS desde 2017 e vem se especializando nos processos de execução de obras.

Maytê Tosta Moledo Coelho

Arquiteta e urbanista pela Associação Escola da Cidade em São Paulo e permacultora certificada pelo PDC Popular da Eparreh – Educação Ambiental e MEGÊ – Design Sustentável. É associada e integra a equipe do Instituto A Cidade Precisa de Você. Atua com projetos e iniciativas de baixo impacto socioambiental, agroecologia, paisagismo, urbanismo colaborativo e desenvolvimento comunitário.

Através de viagens, experimentações e cursos, pesquisa sobre construções sustentáveis, agroecologia e projetos participativos. Inspirada por Lina Bo Bardi, entende que “a arquitetura é um meio para alcançar certos resultados coletivos”, investigando formas ecológicas de se construir, de se habitar e de se relacionar.

Atua na Ecosapiens como arquiteta e permacultora desde 2020.

MILENA YURI UYETA

Arquiteta, urbanista, paisagista e jardineira agroecológica. Fascinada pelas relações entre humanos, plantas e lugares. Com formação acadêmica pela FAUUSP, atua no paisagismo através de um olhar sistêmico que busca compreender da escala dos territórios aos jardins. Possui certificação em permacultura e se inspira na ecologia profunda, na decolonialidade e na filosofia do Bem Viver para imaginar, desenhar e cultivar paisagens humanas que se integrem e contribuam para a regeneração das paisagens naturais.

Na ecosapiens, colabora com os projetos de paisagismo e design ecológico desde 2021.

Agnes Rumi Hanayama

Arquiteta, bailarina e praticante de parkour. Flui entre os palcos, os muros da cidade e os projetos de arquitetura. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, adora viver o mundo da arte e acredita que pode contribuir para o desenvolvimento de um mundo mais equilibrado e sustentável.

Na Ecosapiens, atua nos projetos de Arquitetura e Planejamento Ecológico de Territórios, desde 2018.

Oliver De Luccia

Arquiteto, flautista e navegante. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP em 2009 e com mestrado pela mesma instituição em 2018, estuda a relação dos rios com as cidades, pensando em maneiras de aproximar as pessoas das orlas fluviais. Permacultor pelo PermaSampa, somou a pesquisa sobre as águas ao estudo de tecnologias que possibilitem construções em equilíbrio com o meio ambiente onde se inserem. Na Ecosapiens é colaborador nos projetos de Arquitetura.