Localização: Paudalho – RE
Cliente: Vila Verde Turmalina
Ano: 2015 e 2016
Área: 93,53hectares
A Vila Verde Turmalina é um condomínio ecológico sonhado por pais de uma escola Waldorf Rural. Foi desenhado para contemplar 350 lotes residenciais, escola waldorf, áreas de serviços tais como clínica terapêutica, hospedaria, agro indústria, área para idosos além de áreas verdes as quais ocupam cerca de 50% da área total do terreno.
A partir do entendimento das características naturais do terreno, formado por 2 platôs e 1 vale a Ecosapiens, de forma participativa desenvolveu o Master Plan urbanístico de toda a propriedade definindo áreas com uso residencial, espaços de produção biodinâmica, áreas de preservação ambiental, áreas destinadas a serviços diversos e espaços públicos, além de áreas para escola e infra estrutura.
O design do projeto teve como premissa preservar a paisagem e nela promover a integração das pessoas entre os fluxos de mananciais de água e as áreas verdes. Criou espaços de uso misto privilegiando os ambientes coletivos em detrimento dos privados.
Seu desenho, de acordo com a topografia existente criou lotes residências com duas frentes, uma voltada aos espaços de convivência e outra voltada para as vias de acesso nas quais o pedestre tem prioridade em relação aos veículos. Desenhou-se sistema para diversos modais de forma que com muito conforto se pode caminhar e andar de bicicleta por toda a área que é entrecortada por inúmeras praças.
O projeto seguiu conceitos de regeneração ecológica, integração da água na paisagem e desenho de cidades para as pessoas.
A Ecosapiens aplicou uma metodologia de trabalho participativo com uma escuta ativa para entendimento e desenho do Programa de Necessidades que somado às leituras dos aspectos morfológicos e bioclimáticos do terreno, correlacionados a aspectos sociais, legislação e características ambientais gerou um plano ocupação customizado conforme a vocação do local e intensão dos contratantes.
Durante a elaboração do projeto de urbanismo ecológico da Vila Verde Turmalina recebemos o convite para participar de um workshop de planejamento sustentável das cidades do amanhã na sede do Instituto Fraunhofer IAO em Sttutgart, na Alemanha. Foi muito enriquecedor receber comentários construtivos e ficamos satisfeitos em compreender que as nossas discussões estavam alinhadas com um cenário internacional.
No que diz respeito a infraestrutura a Incriatório e a Fluxos desenvolveram soluções ecológicas para saneamento, drenagem e abastecimento de água. Sobre as vias, desenhadas em sua maioria em curvas de nível, desenvolveu-se um sistema de coleta e retenção parcial da água de chuva em biovaletas. O excedente é conduzido para dispositivos de retenção de água nas praças internas às quadras e áreas preparadas para receber os volumes finais afim de diminuir ao máximo o escoamento superficial no sentido da várzea evitando erosões.
As vias contam com área de calçada além de ciclovias, as edificações deverão ser bioconstruidas com diversas tecnologias sustentáveis incluindo reuso de água e materiais naturais biodegradáveis; previu-se um sistema de gestão de resíduos assim como transporte não poluente para circulação interna.
O projeto foi idealizado para ser executado em fases e já esta em fase de implantação das edificações.
https://www.vilaverdeturmalina.com
Ficha técnica:
Ecosapiens : Felipe Pinheiro
Marta Pinto Levy
Léa Gejer
Roda: Natan Nigro
Pedro Paes
Rodrigo Candido
Incriatorio
Uli Zens
Joao Pedro David
Fluxos Guilherme Castagna