Casa Travassós

Localização: Travassós – Portugal

Ano: 2022

Área total: 104 m2

 

 

O projeto da Casa Travassós é decorrente do Design Ecológico de Território projetado em conjunto pelo Ecosapiens e BioArch. A partir do entendimento do terreno e do planejamento de ocupação previsto, foi elaborado o desenho ecológico desta residência unifamiliar.

 

O formato da edificação foi inspirado no das casas tradicionais da região, com telhado de duas águas e fechamento de madeira. Acrescentamos elementos de design passivo para que seja uma construção mais eficiente nos quesitos termo-acústicos – como a green house, o telhado verde e as paredes com preenchimento de palha e terra.

 

Além disso, foram propostas tecnologias apropriadas focados no manejo das águas, na gestão de resíduos, em energia renovável e no paisagismo funcional. As águas da chuva são coletadas nos telhados e captadas na cisterna, que por sua vez direciona a água para reuso para descarga nos banheiros. As águas marrons são direcionadas para tratamento com vermifiltro, zona de raízes e então irrigam árvores frutíferas em um entorno próximo. Já as águas cinzas são tratadas com círculos de bananeiras. Além disso, serão instalados painéis fotovoltaicos para geração de energia e placas solares para aquecimento da água. É incentivada também a compostagem de resíduos orgânicos produzidos na cozinha, em minhocário doméstico ou composteira próxima à horta.

 

 

Ficha técnica:

Ecosapiens: Felipe Pinheiro, Marta Levy e Maytê Coelho

BioArch: Jorge Guimarães, Pipa Pinto Ribeiro, Simão Carvalho

Tags:

Bioconstrução, Cobertura verde, Construção com Madeira, Construcao com terra, Design ecológico, Design Passivo, Diagnóstico Territorial, Energias renováveis, Green Roofs, Greening the cities, Infra estrutura verde, Leitura de Paisagem, Manejo de agua de chuva, Pintura Natural, Planejamento ecologico, Planejamento Territorial, Regeneração, Saneamento Ecológico, Tecnologias Ecológicas, Telhado verde, Vermifiltro, Zona de Raízes

Compartilhe