Localização: Algodões – BA
Cliente: FutureCamp e Associação Aquerê
Ano: 2020
Projeto vencedor do concurso!
“Vila Circular” é uma proposta de criação de espaço focado na compostagem e destinação correta de todos os resíduos gerados na península. Faz parte do Programa Península Lixo Zero e está incubado dentro do programa One Planet Network, da ONU.
A proposta apresentada pela ECOSAPIENS foi desenhada a partir de conceitos de integração e cooperação entre os elementos existentes no sistema, buscando valorizar os recursos naturais disponíveis, suprir as necessidades com soluções apropriadas e oferecer diretrizes de planejamento voltadas à Sustentabilidade que possam ser replicados em novos espaços na península do Maraú.
O conceito de planejamento sistêmico aplicado, abrange os ciclos hidrológico, energético, de nutrientes, materiais construtivos, produção de alimentos, biodiversidade e vida comunitária.
O ciclo hidrológico busca criar usos diversos da água de chuva e aproveita os nutrientes das águas servidas das pias na irrigação direta de frutíferas.
As estratégias arquitetônicas utilizam soluções passivas para ventilação e iluminação controlada para minimizar o consumo energético;
A produção de matéria orgânica processada através de compostagem possibilita a adubação de hortas e agro florestas;
A criação de bordas agroflorestais complementam a produção diversa de alimentos e garantem a presença biodiversa de espécies, criando sombreamento no lote a médio prazo e isolando o mesmo da futura vizinhança, impedindo problemas relativos a odores e poeira;
Por fim, a infraestrutura criada permite usos multifuncionais do espaço, permitindo atividades produtivas e pedagógicas com a utilização de tecnologias apropriadas ao contexto ambiental, cultural e econômico da região.
Projeto: Agnes Rumi, Felipe Acea, Felipe Pinheiro, Fernanda Bartonelli, Marta Levy, Laura Malavoglia.