Localização: Jarinu – SP
Cliente: Simone, Douglas e Sandrine
Ano: 2021
Área: 28.000 m2
Este Design Ecológico de Território, desenvolvido pela Ecosapiens em parceria com a Fluxus no que tange o manejo de água, foi elaborado para um terreno em Jarinu com o objetivo de auxiliar no êxodo urbano de uma família.
Através de diversas análises socioambientais e legais, desenvolvemos um planejamento integrado com diretrizes para infraestrutura de ocupação, compreendendo a localização dentro de um macrozoneamento do território, passando por uma aproximação à escala da microbacia fluvial até a observação morfológica do lote e suas características diversas
Um dos destaques do terreno é a presença da água nas suas diversas formas: lago, rio e nascentes, além dos notórios caminhos de água da chuva demarcados no terreno íngreme, conformado por topo de morro, encosta e vale.
O planejamento integrado do território foi elaborado a partir da observação fenomenológica do ambiente, buscando compreender processos de degradação e regeneração natural em desenvolvimento para que o design proposto incluisse e atuasse em consonância com tais processos. Portanto, foram traçadas diretrizes de ocupação e tecnologias de acordo com os programas definidos para o terreno, focadas também no manejo da água e na captação de água de chuva – que serão benéficos aos corpos d’água existentes e eficientes na prevenção de erosões ou outros desgastes.
A natureza nos inspira a criar soluções e experimentos para que possamos viver em consonância com ela, contribuindo de forma ativa para a regeneração dos ambientes!
Equipe Técnica:
Felipe Pinheiro, Guilherme Castagna (Fluxus Design Ecológico), Marta Levy, Maytê Coelho e Thales Tadeu