O Retrofit do edifício HP 1971 vem trazer nova cara e vida para um edifício que fica à dez minutos do metrô da Vila Madalena na capital paulista. O projeto desenvolvido pela Ecosapiens visa contribuir para a qualidade de vida deste perfil específico de moradores, proporcionando a integração com a natureza por meio da recriação de ciclos regenerativos e sistemas autossuficientes voltados também à preservação ambiental. Através de um olhar que traz soluções para sustentabilidade, é aplicada uma gama de tecnologias voltadas à alta eficiência energética, uso inteligente e consciente de recursos e gestão inteligente financeira.
O edifício de uso misto comporta até 24 moradores em 12 apartamentos individuais, possui telhado verde para convívio social, sala multiuso, lavanderia coletiva, bicicletário e prevê a inauguração de uma loja acessível de produtos agroecológicos.
Valorizando a estrutura existente no edifício, criou-se um eixo de circulação central em torno de um vazio, que tanto banha o edifício de luz natural e ventilação, quanto organiza as prumadas de infraestrutura ecológica aparentes. Grande parte das tecnologias sustentáveis previstas estarão no subsolo junto à entrada do edifício, aproximando-as do cotidiano de quem habita o edifício; o objetivo desta aproximação é que a estrutura exposta das tecnologias tenha um caráter educativo em relação ao manejo da água, à produção de energia, ao incremento de biodiversidade, à gestão de diferentes resíduos e à mobilidade urbana.
Este empreendimento é ideal para quem quer viver na cidade, com acesso à jardins comestíveis e se locomovendo por meios não poluentes!
Ficha técnica:
Felipe Acea, Felipe Pinheiro, Marta Levy, Maytê Coelho e Milena Uyeta
Ilustrações: Fernanda Zotovici
Consultoria de manejo de água: Guilherme Castagna – Fluxus Design Ecológico
Consultoria legal: PK Arquitetos Associados