Formação Comunitária: Permacultura, Bioconstrução e Quintais produtivos

Localização: Cumbe e Canavieira, Aracati – CE

Cliente: CPFL Renováveis

Ano: 2016 e 2017

 

Durante a construção física e simbólica do Museu MACCC, o eixo “Educativo” desenvolveu atividades voltadas à ressignificação da relação ser humano-natureza, com foco no empoderamento comunitário, fortalecimento da qualidade de vida e resgate e legitimação de técnicas e saberes ancestrais da comunidade.

De forma integrada ao conhecimento tradicional, foi facilitado o acesso a técnicas capazes de transformar o ambiente quanto a moradia, saneamento e cultura alimentar, além de qualificar a mão de obra contratada, posteriormente, para a construção do Museu.

As atividades se articularam em três eixos principais de conhecimento:

Permacultura – Voltado à compreensão dos princípios e ética da Permacultura, reflexão de como se vive no Cumbe e Canavieira e empoderamento da comunidade.

Bioconstrução – Voltado à educação teórica e prática sobre tecnologias adequadas ao clima e meio ambiente. Foram realizadas cinco oficinas com 3 a 5 dias cada focadas em: Construção com Terra (Superadobe, Pau a Pique, BTC, Pintura Natural) e Manejo Integrado de Água (Captação e Aproveitamento da Água da Chuva, Bacia de Evapotranspiração, Valas de Infiltração, Jardim de Chuva).

Quintais Produtivos – Voltado ao resgate do vinculo com a terra, a autonomia e a auto suficiência parcial na produção de alimentos, contribuindo com a segurança alimentar, o desenvolvimento de agricultura sustentável e a preservação da agro biodiversidade local.

Todo o processo foi norteado pelo conhecimento ancestral presente na comunidade, promovendo e legitimando o resgate de técnicas e saberes ancestrais, para, em seguida, integra-lo às técnicas alternativas introduzidas no local com a implantação do Museu.

 

Educadores: Felipe Pinheiro, Laura Labaki, Marta Levy e Felipe Acea

Tags:

Bioconstrução, Formação Comunitária, Permacultura, Quintais produtivos

Compartilhe