Galinheiro

Localização: Mairinque

Cliente: Mariana e Diego

Ano: 2021

 

Este galinheiro foi previsto a partir do Planejamento Integrado de uma propriedade em Mairinque. O Planejamento pode ser visto em outro post aqui no site!

A estrutura do galinheiro foi pensada através de um design funcional, mesmo que pequena. O método construtivo, simples e de baixo custo, é caracterizado por uma estrutura de encaixe com caibros de madeira. Além disso, é uma estrutura leve e elevada, para facilitar a limpeza, e com caixas que permitem a coleta dos ovos pela parte externa.

Para auxiliar na mudança da cidade para uma aproximação da vida no campo, o galinheiro foi transferido dos fundos do terreno para a área central. Desta forma, aproxima a estrutura das atividades relacionadas a ele, como o recolhimento de composto para a horta, por exemplo. Ele também funciona em conjunto a um sistema de piquete rotativo para as galinhas, que exercem um papel de trator animal: em cada trecho do sistema elas preparam o solo (fertilizando e deixando-o pronto para o plantio) e passam para o próximo trecho.

 

Ficha técnica:

Felipe Acea, Felipe Pinheiro, Marta Levy e Agnes Rumi

Tags:

Bioconstrução, Construção com Madeira, Design ecológico, Planejamento Territorial, Tecnologias Ecológicas

Compartilhe