Localização: Aracati – CE
Cliente: CPFL Renováveis
Ano: 2017
Área: 460m²
O MACCC é a materialização da conquista de uma comunidade cearense que habita uma porção de terras delimitada por dunas, mangue e mar.
Nasceu para abrigar peças indígenas datadas de 7.000 anos aproximadamente, encontradas em um sitio arqueológico encravado nas dunas.
O edifício com formato radial se desenhou a partir do sonho de se construir um mirante para contemplação da paisagem.
Trata-se de um museu vivo, de território que dialoga com saberes tradicionais e tecnologias contemporâneas.
Construído em terra crua e com materiais industriais, sua arquitetura é porosa, permeável e integrada ao meio. O espaço é um convite para fluir e se abre como pétalas a partir do mirante, contemplando áreas de exposição interna e externa, reserva técnica e ambientes de convívio. Sua implantação ressignifica a esquina e constrói uma outra centralidade para esta comunidade que por meio de um processo participativo de construção se vê fortalecida neste novo equipamento cultural.
Adotou o design passivo como aspecto crucial do projeto e por meio da implantação de estratégias bioclimáticos e tecnologias adequadas não se fez necessário o uso de ar condicionado, as alvenarias respiram e os caixilhos convidam o vento para entrar, vento esse forte que sopra conhecido como Aracati.
A arquitetura é apropriada e benéfica ao meio com o uso de alvenaria de terra local, sistemas de saneamento ecológico, iluminação/ventilação natural, uso de água pluvial, jardim de chuva e paisagismo multifuncional comestível, perene e nativo.
O MACCC é considerado sustentável não só pelas tecnologias e uso de recursos adequados mas também porque inclui a comunidade local na execução da obra, a partir de um programa educativo de capacitação de mão de obra e fortalecimento da economia local criando um ativo social de alto valor.
Equipe técnica:
Marta Pinto Levy
Felipe Pinheiro
Felipe Acea
Loureiro Arquitetura : Alexandre Loureiro
Denise Chieringhini
Gustavo Branquinho