Localização: Atibaia – SP
Cliente: Lia e Pedro
Ano: 2021
Área: 130 m2
Neste projeto, primeiramente, desenvolveu-se o Planejamento de Ocupação Integrada do terreno; a partir daí nasceu o design ecológico desta residência. O design previu a implantação de duas casas, um anexo com estúdio de música e ateliê, área comum com piscina e cozinha caipira, horta compartilhada, pomar e agrofloresta.
A edificação proposta foi desenhada a partir de elementos já existentes no terreno, conectando-se à topografia e à paisagem local. Dessa forma, foi desenvolvida com duas frentes, de modo a aproveitar pontos positivos da fachada norte (a incidência solar e proteção dos ventos vindos do vale) e da fachada sul (a vista para o vale). Deste modo, a residência e o edifício conformam um pátio central que conecta os ambientes íntimos, na fachada norte, e conforma um espaço de convivência na chegada da casa. Já os ambientes compartilhados, como sala e cozinha, são integrados e voltados para a vista do vale, mantendo uma conexão visual com a área comum do terreno.
A estrutura da residência é mista. A parte principal é feita de madeira roliça e as vedações são de pau-a-pique (no térreo e no anexo), e taipa leve com madeira sobreposta no lado externo (no segundo pavimento) – a fim de trazer maior conforto para as áreas íntimas. Também está previsto o uso de tijolos vazados para circulação de ar em áreas de serviço, e uma parede de cordwood na suíte principal, que irá contribuir no armazenamento de calor nos períodos de inverno.
Foram pensadas também tecnologias sustentáveis, como: a gestão de resíduos sólidos através de um sistema de saneamento ecológico do tipo biodigestor, seguido por zona de raízes e irrigação de árvores frutíferas; encaminhamento das águas cinzas para círculos de bananeiras; o manejo da água através da coleta da água pluvial em uma cisterna enterrada utilizada para fins não potáveis como rega e torneiras de limpeza; uma maior eficiência energética através do uso do design passivo no desenho da construção e de aplicação de painéis solares para produção de energia e aquecimento da água, além do paisagismo multifuncional ao redor da casa e do telhado verde, contribuindo para o conforto termo-acústico do interior.
Ficha técnica:
Felipe Acea, Felipe Pinheiro, Marta Levy, Maytê Coelho e Talitha Rodrigues