Saneamento Ecológico PIC Praia do Leão

Localização: Parque Natural Marinho de Fernando de Noronha

Cliente: Eco Noronha

Ano: 2018

Área: 65m²

A ECOSAPIENS foi convidada pela ECONORONHA, empresa concessionaria do Parque Natural Marinho de Fernando de Noronha – PARNAMAR, para desenvolver o projeto técnico do sanitário compostável do Centro de Visitantes da Praia do Leão, em colaboração ao escritório Luciana Raposo arquitetura, de Recife. Com atuação no arquipélago desde 2013, pelo projeto Vivencias da Terra, em parceria com o Governo Estadual de Pernambuco, buscamos atender as metas do Noronha +20 em mitigar os impactos da presença humana no arquipélago tendo a Permacultura como ferramenta de planejamento e ação.

O trabalho consistiu na elaboração de projeto e detalhamento técnico do funcionamento do sanitário, elaboramos do projeto agronômico com detalhamento dos procedimentos para manejo do sanitário. O sistema prevê a criação de uma cadeia produtiva em torno do sanitário, que se inicia na produção do composto proveniente das fezes humanas devidamente tratadas através de compostagem, o manejo da linhaça (leucena), espécie introduzida e invasiva, altamente danosa a vegetação nativa do Parque Natural, o reflorestamento de trechos do parque com espécies nativas do arquipélago, adubadas pelo material proveniente dos visitantes do parque.

Também desenvolvemos o projeto executivo de estrutura em madeira roliça e detalhamento de uma parede em taipa da mão (não executada).

Ficha Técnica:

Autor e responsável técnico: Felipe Pinheiro Colaboradores: Denise Chierighini e Marta Levy Arquitetura: Luciana Raposo

Tags:

Arquitetura Sustentavel, Banheiro seco, Ciclagem de Nutrientes, Compost toilet, Estrutura em madeira Roliça, Fernando de Noronha, Reflorestamento com adubação humana, Sanitário Compostavel

Compartilhe