Telhado Verde Pinheiros

Localização: São Paulo – SP

Cliente: Joana

Ano: 2019

Área: 60m²

Peso saturado: 180Kg/m²

 

A ECOSAPIENS realizou o projeto e a execução completa deste telhado verde em uma residência que passa por um processo de adequação para se tornar uma habitação sustentável.

Com o objetivo de diminuir drasticamente a temperatura interna da edificação nos meses mais quentes, esta cobertura recebeu uma camada bastante espessa de solo. Para suportar seu peso, a estrutura original de madeira do telhado foi reforçada com novas vigas e por forro estrutural em tabuas de madeira. Por conta da acentuada inclinação do telhado, foram executadas estruturas antideslizantes, que minimizam o deslizamento do solo e vegetação em épocas de chuvas torrenciais, cada vez mais intensas em São Paulo devido ao aumento de atrito entre solo e manta de impermeabilização.

Também por conta da inclinação, no primeiro momento, a grama foi a vegetação utilizada para estabilizar o solo durante as chuvas do primeiro verão. Ao mesmo tempo, foi semeado o capim gordura que, mais forte e resistente, substituirá o gramado gradualmente.

Foram criadas duas aberturas zenitais, aumentando a luminosidade natural da residência e possibilitando o acesso à cobertura por uma delas.

O projeto desenvolvido ainda considerou a posterior implantação de sistema solar de aquecimento de agua, sendo para isso, executada uma laje que receberá o sistema futuramente.

 

Escopo geral do projeto:

  • Demolição;
  • Adequação estrutural da estrutura original da cobertura;
  • Execução de forro estrutural e aberturas zenitais;
  • Criação e Instalação de sistema antideslizante;
  • Instalação de manta flexível e mangotes para descidas de agua pluvial;
  • Montagem de sistema de drenagem;
  • Aplicação de substrato especial ECOSAPIENS;
  • Plantio de vegetação apropriada.

 

Ficha Técnica:

Projeto: Felipe Pinheiro e Laura Malavoglia

Detalhes construtivos e execução: Felipe Acea e Felipe Pinheiro

Tags:

Biomimética, Cobertura verde, Green Roofs, Greening the cities, Infra estrutura verde, Manejo de agua de chuva, Storm water retention, Telhado verde, Telhado vivo

Compartilhe