Turismo de Base Comunitária – Quilombo do Cumbe

Localização: Cumbe, Aracati – CE

Cliente: CPFL Renováveis

Ano: 2017

https://www.quilombodocumbe.com

 

O projeto de TBC Quilombo do Cumbe foi fruto da atividade Projetos Comunitários, desenvolvida dentro do Eixo Social durante a construção global do Museu MACCC (ver case da construção aqui).

Durante 4 meses, a ECOSAPIENS facilitou participativamente a formação e os encontros de um grupo de trabalho comunitário, dando suporte técnico ao diagnóstico, planejamento e desenvolvimento de uma oferta de turismo de base comunitário, consolidada no lançamento de um website.

Durante o processo de trabalho, o site se tornou também, um canal de registro da cultura da comunidade quilombola local, sem nenhuma fonte de registro e consulta históricos até então.

Além de integrar o Museu ao povo quilombola e fortalecer sua cultura e economia local, pontos fundamentais para a sustentabilidade de ambos, o projeto também colocou o povoado na rota do turismo comunitário cearense.

Mais do que tudo, este projeto tem seu maior legado na instituição de um mecanismo direto de preservação da natureza e da identidade quilombola local, sendo o fortalecimento destes, os próprios fatores de sucesso tanto do projeto como do desenvolvimento da comunidade.

Este projeto conseguiu formar um ciclo sustentável de operação ao trabalhar de forma integrada os contextos naturais, sociais e econômicos da comunidade.

 

Facilitador: Felipe Acea

Tags:

Economia Colaborativa, Educação para a Sustentabilidade, Formação Comunitária, Turismo de base comunitária

Compartilhe